quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Critérios de Correcção.

A anunciada alteração nos critérios de correcção nas respostas fechadas de "verdadeiro/falso" nos próximos exames nacionais de Biologia e Geologia e de Português está a indignar e a preocupar professores e alunos.

Alunos e professores queixam-se pois de acordo com o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), no que respeita às provas da disciplina de Biologia e Geologia e da de Português, ambas para o 11.º ou 12.º anos. A cotação total do item só é atribuída "às respostas que identifiquem correctamente todas as afirmações". "São classificadas com zero pontos as respostas em que pelo menos uma das afirmações é identificada de forma incorrecta", "não há lugar a classificações intermédias". Isto num grupo de 8 questões, ou seja, se o aluno acertar as 8 terá toda a cotação, se acertar 7, é o mesmo que acertar 3, ou 0, terá 0% da cotação.

Assim como alunos e professores espero também eu que tudo isto seja um engano do GAVE, ou caso contrário, qualquer dia num jogo de futebol em que as equipas necessitem da marcação de grandes penalidades para que haja um vencedor, ou marcam todas as grandes penalidades do grupo de 5, ou é como se não concretizassem nenhuma.
Ou imagine-se num processo judicial, o arguido ou é acusado de todos os crimes ou não é acusado de nenhum...

Humm...Será o Vale e Azevedo presidente do GAVE?...

Sem comentários: